Ou: Como ter sucesso usando e-book na captura (geração) de leads. rs

Os e-books têm sido muito usados como parte de um “sistema financeiro’ virtual. Isso porque empresas oferecem em seus sites e-books sobre algum assunto em troca de dados dos usuários, que vem no simples ato de compartilhar seu endereço de e-mail por um livro, um ótimo negócio. Já até consigo imaginar a plaquinha com os dizeres: Trocam-se e-books por e-mails.

Trocam-se e-books por e-mails
Trocam-se e-books por e-mails

O problema começa quando o download termina. (Veja se você se identifica com isso). O tal e-book vem com 12 páginas, sendo quatro delas capa, contracapa, página vazia 1, página vazia 2. Nas 8 páginas restantes, o conteúdo raso e simplório, que seria facilmente resumido em um post de blog, às vezes até numa legenda de Instagram, é prolixamente desenvolvido.

Resultado: frustração.

E 15 mil e-mails por dia na sua caixa de entrada.

E 20 ofertas de cursos on-line a preços surreais.

Tudo isso porque você queria saber As Sete Melhores Formas de Cultivar uma Suculenta… e continuou sem saber. Mas não é de se estranhar, já que o mesmo conteúdo está em diversos outros sites e em dezenas de outros e-books. É a cópia, da cópia, da cópia.


Captura ou geração de leads é o processo de conseguir dados de contato de potenciais clientes. A ideia é a seguinte: se a pessoa consumiu seu conteúdo, se deu ao trabalho de fazer uma ação predeterminada em seu site, significa que ela é uma cliente potencial. Mas, cuidado, isso não funciona de maneira tão simples.


Trocam-se e-books por e-mails
No que acreditamos

Aqui, na empresa, temos como política o desenvolvimento de e-books sérios, com conteúdo real e útil. Afinal, dados são os elementos mais importantes para qualquer estratégia de marketing e essas informações que valem ouro não podem ser trocadas por um “pdf com esteroides”. Vamos combinar, a troca de um e(book) por outro e(mail) tem que ser justa. É a diferença entre negociar com Rick ☺ ou com Corey 🙃 (se não entendeu, a dica de hoje é assistir ao Trato Feito, no History Channel).

A Textos e Traços é formada por pessoas que amam literatura, artes plásticas, design, fotografia, cinema e estética aplicada. Por isso, todo o nosso trabalho envolve, sempre, conceitos bem-desenvolvidos, criados para cada projeto. Em suma, ao contratar uma agência que faça e-books, antes de velocidade, preze por qualidade. A rapidez na criação de um livro é quase uma garantia de que seu conteúdo foi copiado de outros locais, mudando apenas algumas palavras. E, convenhamos, uma publicação feita em cinco dias é, no mínimo, ruim.

O problema está em…

Se você oferece algo ruim para os usuários de sites e redes sociais a chance de fidelizá-los e até mesmo de transformá-los em clientes é quase nula. Publicar um e-book é colocar para o público consumidor uma parte daquilo que forma a imagem da sua empresa. Logo, precisa ser algo criterioso e bem-feito para que surja o efeito comercial desejado.

A captura de leads com o uso de e-books é uma ótima estratégia de marketing digital, mas deve ser aplicada de forma cuidadosas. Caso contrário, a sua marca terá apenas gastado recursos e seu nome será rapidamente esquecido.

Basta parar para pensar: qual o nome do último e-book empresarial que você leu?

Tags:, ,

Leave a Reply