Você já fez uma busca rápida no Google e nas redes sociais sobre a reputação de sua empresa? Se fez, sabe que há um milhão de formas de ser avaliado. Há o próprio Google, o Facebook e o Instagram, que são as ferramentas mais conhecidas. Mas, e se eu te perguntar sobre sua reputação no Twitter, no TripAdvisor, no LinkedIn. Você saberia responder? E no Yelp, no Ifood, no Bing Maps?

Eu sei que nossa empresa, me incluo nisso porque também sou empresária, é o nosso bebê. Foi planejado com muito carinho, ou veio de surpresa e, para nós, é o bebê mais lindo do mundo! Sem-defeito-algum. Contudo, se você tem filhos ou convive com alguma criança, sabe que não é bem assim. Todos temos defeitos. Inclusive sua empresa.

Onde mora o problema?

Às vezes, no mundo virtual, recebemos ataques dos famosos “haters”, pessoas que têm uma certa quedinha por falar mal de tudo e de todos. Mas deixa eu te contar uma coisa, a maioria dos comentários negativos são de pessoas comuns, que realmente foram impactadas da forma errada por seu produto ou serviço e se deram ao trabalho de contar para o mundo a sua indignação.

Tentar se convencer que todo mundo está errado, menos você, é prejudicial para sua marca.

Reputação nas redes sociais

Não leve os comentários para o lado pessoal, como se tivessem ofendendo o seu bebê. Avalie, observe se o que está sendo apontado é algo que você, como empresário, deixou faltar, ou acreditou que não era importante. Aprenda com essas observações, mesmo que ache exagerada. Ser empresário é saber lidar com o cliente.

Para ter sucesso no mundo virtual é preciso reservar um tempinho, com paciência e respeito, para monitorar como a sua empresa, o seu bebezinho, é visto na internet.

Lembre-se: uma má reputação nas redes sociais é a principal causa de perda de clientes e, consequentemente, de faturamento!


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